top of page
Design sem nome (1).jpg
Design sem nome (5).jpg

Historinhas da Educação no Brasil: trajetória da profissão docente contada em literatura infantil

      A coletânea de livros “Historinhas da Educação no Brasil: trajetórias da profissão docente contadas em literatura infantil” é uma proposta pedagógica desenvolvida a partir do projeto de ensino do Programa de Apoio ao Ensino da Graduação – PAEG, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Historinhas da Educação no Brasil é coordenado pela Profa. Doutora Cíntia Borges de Almeida, a partir das iniciativas lideradas pelo Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED/UESC, que investiga processos históricos marcados pelas instituições escolares e os sujeitos nelas envolvidos com foco na pesquisa documental. Para a sua realização, conta-se com as parcerias do Portal do Bicentenário e do PPGE/UESC, de modo a divulgar sua publicação.

      A partir desta coletânea, o projeto visa a organização de histórias de professoras e professores brasileiras/os que subsidiem diversas experiências empreendidas por homens e mulheres, em um contexto inicial da formação e profissionalização docente, de modo a envolver as trajetórias que possibilitem evidenciar o papel destes sujeitos na construção da nossa nação. Assim, a obra reúne e evidencia o pertencimento e a circulação de intelectuais da História da Educação e suas contribuições como discentes e docentes envoltos às práticas pedagógicas.

         O projeto financiado pelo PAEG/UESC tem suas ações desenvolvidas pelas bolsistas e discentes da Uesc Lara Luisa Faria Silva, graduanda de Comunicação Social, Rádio e TV/UESC e Milena Rodrigues dos Santos, graduanda em Pedagogia, além da participação dos membros do GRUPPHED.

Design sem nome (1).jpg

MARIA ÂNGELA: A PROFESSORA QUE FAZIA POESIAS

O primeiro número da coletânea traz a colaboração e autoria da pedagoga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UESC, Fabrícia dos Santos Dantas, orientada pelo Prof. Doutor Marcelo Gomes da Silva, que descreve a história protagonizada pela professora baiana Maria Ângela Ramos Bezerra (1933-2012), produto educacional da sua dissertação no Mestrado Profissional, uma contribuição para discentes e docentes da educação básica.

image.png
Design sem nome (1).jpg
image.png

FRANCOLINO NETO: O GAROTO QUE SE TORNOU PROFESSOR

O segundo número da coletânea traz a colaboração e autoria do Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UESC, João José dos Santos, que descreve a história protagonizada pelo Advogado e Professor baiano Francolino Gonçalves de Queiroz Neto Bezerra (1923--2006), fruto da sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação intitulado RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC: trajetórias e ações docentes.

Design sem nome (1).jpg
image.png

O INTELIGENTÍSSIMO PROFESSOR ELIAS NAZARETH 

A obra "O Inteligentíssimo Professor Elias Nazareth" é fruto da Iniciação Científica desenvolvida por Sthéfano dos Santos durante a graduação e no Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED). O objetivo foi estudar a atuação de professores além do ambiente escolar, focando em Elias Nazareth, um professor negro de destaque na sociedade baiana do século XIX. Orientada pelo professor Dr. Marcelo Gomes da Silva, a pesquisa revelou Nazareth como uma figura influente na educação da Bahia, cujo trabalho simboliza a participação das populações negras nas estruturas sociais do Brasil. O resgate de sua memória contribui para a História da Educação dos Negros e a História da Profissão Docente no Brasil. Nazareth atuou por mais de 40 anos, ganhando prestígio por suas contribuições à educação.

Design sem nome (1).jpg

NELSON SCHAUN: UM PROFESSOR MODESTO

O quarto número da coletânea traz a colaboração e autoria de Milena Rodrigues dos Santos, graduanda em Pedagogia e bolsista no projeto da coletânea, que descreve a história protagonizada pelo professor ilheense Nelson Schaun (1901-1968).A Historinha infantil “Nelson Schaun: um professor modesto” surgiu da necessidade de desenvolver na coleção a trajetória de um intelectual da educação que representasse o município de Ilhéus, cidade sede da Universidade Estadual de Santa Cruz, que nos permitiu a realização deste projeto.

image.png
Design sem nome (1).jpg
image.png

QUEM É A SUA FAMÍLIA?

O primeiro livro da segunda coletânea traz a colaboração e autoria da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UESC, Silvia Figueiredo dos Santos, graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil pela UESC, que aborda as estruturas familiares a partir da sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação intitulado “As configurações na História da Educação da Bahia”. Este livro é o produto educacional da sua dissertação no Mestrado Profissional, uma contribuição para discentes e docentes da educação básica.

Design sem nome (1).jpg
image.png

UMA HISTORINHA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MOÇAMBIQUE 

O segundo livro da segunda coletânea traz a colaboração e autoria do mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação – PPGE/UESC Fernando José Sitoe, graduado em Ensino de História pela Universidade Católica de Moçambique, com a coautoria do professor e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcelo Gomes da Silva, que aborda as políticas públicas educacionais e a formação de professores de Moçambique a partir da sua pesquisa no Mestrado Profissional em Educação intitulada “Análise das Políticas Públicas Educacionais para a formação de professores do Ensino Primário em Moçambique (1975 - 2018)”. Este livro é o produto educacional da sua dissertação no Mestrado Profissional, uma contribuição para discentes e docentes da educação básica.

Design sem nome (1).jpg

CONCEIÇÃO SOARES LOPES: UMA RAINHA DE MUITO SÚDITOS 

O terceiro livro da segunda coletânea traz a colaboração e autoria da Doutora em Estudos Étnicos e Africanos - CEAO, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cristiane Batista da Silva Santos, com a coautoria da graduanda em Pedagogia da UESC Beatriz dos Santos Lima, que aborda a trajetória política, social e educacional da professora ilheense Conceição Soares Lopes, a partir do seu artigo científico intitulado “Uma rainha negra entre os súditos brancos: Trajetória da Intelectual negra Conceição Soares Lopes na História da Educação de Ilhéus”, publicado na Revista de Ciências Humanas e Sociais Sertanias.

image.png
bottom of page